segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Aparição de Primata atrai a atenção de curiosos no CIEP em SJB.



No dia 20 de Fevereiro, sábado, apareceu no CIEP Glayds Teixeira uma espécie de primata chamado Mico Estrela (Callithrix penicillata) atraindo a presença de muitos curiosos aos arredores da instituição de ensino. A presença do animal atraiu também alguns biólogos e a equipe do Corpo de Bombeiros que esteve no local para tentar capturar o animal, porém isto não foi possivel pois o animal estava aparentemente extressado e não se permitiu ser capturado.

O mico Estrela é uma espécie de animal dócil e não apresentaria perigo a população residende no local por isso a equipe do Corpo de Bombeiros em acordo com os biólogos presentes no local resolveram deixar o animal no local até que pudesse se acalmar.

Estes animais apresentam cabeça escura (pelagem preta ou marrom) com uma mancha típica da espécie na testa. Apresentam também tufos pretos na orelha característicos da espécie. Chegam a medir até 30 cm de comprimento. A cauda, medindo 35 cm, é usada para manter o equilíbrio do animal nas árvores. Os dentes inferiores são alongados e servem para perfurar o tronco de árvores e retirar a goma. São considerados evoluídos tanto morfologicamente quanto ecologicamente uma vez que o dente do ciso, presente nos demais primatas, é ausente na espécie. Os membros superiores são mais curtos que os inferiores, e apresentam unhas em forma de garras. Chegam a pesar pouco mais que 230 gramas. A coloração é em geral acinzentada, e a cauda apresenta listras brancas e pretas intercaladas.


É importante ressaltar a presença destes animais exóticos em nossa região Sanjoanense e fazer o apelo pela conscientização de pessoas que gostam de criar animais, que possam deixar esses mesmos animais silvestres na natureza onde é o seu lugar. A introdução de animais silvestres em ambientes onde não são os dele, por mais inocente que seja pode causar uma série de desiquilíbrios ambientais caso o mesmo animal viva, pois o fim de muitos é a morte por não se adaptar no novo local. Por isso antes de criar um animal em cativeiro procue se adequar as exigencias dos orgãos fiscalizadores para evitar problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário