sábado, 27 de fevereiro de 2010

MMA financia projetos para conservação da Mata Atlântica

O MMA – Ministério do Meio Ambiente acaba de lançar o edital Chamada 09, uma iniciativa do PDA – Subprograma Projetos Demonstrativos que promete apoiar financeiramente pelo menos 12 projetos de conservação da Mata Atlântica, que sejam desenvolvidos por ONGs de qualquer lugar do Brasil, comprometidas com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Financiado pelo banco alemão KfW, o Ministério anunciou que disponibilizará R$ 4,2 milhões para projetos que promovam:
– a gestão participativa nas UCs – Unidades de Conservação do bioma, a fim de envolver a população local nas atividades de proteção à Mata Atlântica;
– a adequação ambiental de imóveis rurais na região, para identificar Áreas de Preservação Permanente e Reservas Legais
– e a capacitação para a elaboração e implementação de planos municipais que visem a conservação e recuperação da Mata Atlântica.

As organizações interessadas em participar podem enviar seus projetos para o MMA até o dia 19 de abril. A partir dessa data, uma Câmara Técnica – formada por representantes do MMA, Instituto Chico Mendes e Ibama – selecionarão os projetos que serão financiados e anunciarão os escolhidos no dia 20 de maio.

As ONGs selecionadas terão de 18 a 24 meses para executar os projetos aprovados e deverão prestar contas ao MMA mensalmente. Depois do Chamada 09, em abril o Ministério pretende lançar os editais Chamada 10 e 11, para preservação da Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário